quarta-feira, 14 de abril de 2010

Fórum e Discussões I - Tecnologia ou Metodologia

Assista ao vídeo Tecnologia e Metodologia buscando perceber a função destes dois aspectos e como as suas concepções analisam o problema proposto:

Vídeo está disponível no endereço:http://www.youtube.com/watch?v=IJY-NIhdw_4

Você deve postar no fórum até o dia 26/04/2010. A avaliação terá como critérios: Participante - Não oferece contribuição para a discussão; não há evidências de que apresenta conceitos ou opiniões. Apenas participou porque emitiu uma mensagem, expôs-se frente ao grupo, mas não traz contribuições significativas à temática, não informou nem sugeriu com links, ou outros textos de suporte; Colaborador - Faz intervenções relacionais colabora com algumas reflexões e indicações referentes à temática em questão; explicita conceitos e expressa posturas, traz alguns elementos para a discussão, mas não vai além do texto, não aprofunda; Interventor - Faz Intervenções interpretativas e críticas, além de possuir todas as características sujeito colaborador, acrescenta novos elementos à discussão da temática; dá outro direcionamento à discussão, desdobrando-a; sistematiza, amplia o assunto abordado. Não deixe para participar no final do prazo!

21 comentários:

  1. Esse Tema foi abordado no mini-curso Qnit, no qual o site: qnit.sbq.org.br impressiona em quesito de tecnologia, assim como uma ferramenta ToolKit SBQ, pensando nisso e pondo sob a ótica da animação, não adianta ter tecnologia para produção dos conhecimentos se a metodologia for falha. Existe casos que a introdução de uma nova tecnologia não necessite mudança brusca na metodologia na sala de aula.Uma discurção interessante é: O curso de Química, na UNEB, esta voltado na metodologia assim como na tecnologia? O ideal seria um equilibrio entre as partes, devido ao fato dos colégios requererem uma maior diferenciação no ensino, trasendo, como visto no "Tecnologia e trabalho" coisas bem comuns na vida dos jovens fora da sala de aula( Tv, computador, etc), mas qual é a intenção dessas ferramentas e quais os beneficios delas no papel pedagogico e moral na sala de aula? é inevitavel que o mal uso delas em sala de aula acaba "agredindo" o entendimento no aluno no sentido da escola, doenças podem ser acomentidas devido ao mal posicionamento dessas crianças tanto no computador, quanto a televisão. A aquisição de "novas" tecnologias é um fato que é e sempre continuo, no limite do tempo. Assim como elas chegam e saem, as metodologias pedagogicas e conteudista devem estar de acordo com as necessidades existentes nas salas de aula, não desrespeitando o proficionalismo do professor, pelo fato dele não saber utilizar essas ferramentas, a exemplo de um professor de matemática do ensino medio de um colégio particular, que preferia escrever com piloto no quadro branco que na lousa eletrónica, um tipo de quadro virtual, usado por cima do power point. SIm, é uma tecnologia, e trazer o virtual para dentro de sala de aula tornou-se comum, mas sou contra a obrigatoriedade do uso delas. Não são lousas eletronicas, powerpoints, computadores nem aqueles mini-notebooks que o governo ia dar para os estudantes que vão ensinar as crianças, mas sim o professor, sendo o mesmo responsavel por ordenar a diciplina, respeito e construir junto ao aluno a base da vida em sociedade. A geração atual é totalmente ligada ao computador, televisão: coisa mais é alguma criança que não sabe o que é computador nem televisão. Assim como foi concluido no mini-curso: Existem inumerais tecnologias para serem usadas em sala de aula, mas o mais importante é saber como usa-las

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  3. Uma pergunta para ajudar na discussão: O que faz um professor mudar de metodologia?

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  4. Bom...
    como o próprio vídeo procurou mostrar, do que adianta usurfruir da tecnologia se os métodos ainda continuam os mesmos?
    O avanço tecnológico como todos já sabem é uma realidade, e existem ferramentas que podem sim auxiliar e muito um professor numa sala de aula.
    O que ocorre é que essas melhorias não podem ser apenas tecnológicas, o que estou querendo dizer é que os professores também tem de abrir a essas novas ferramentas e procurar usá-las com sabedoria.
    Um exemplo prático foi que em meu antigo colégio no ensimo médio, a instituição fez um investimento onde as salas dos terceiros ano tiveram instalados "smart board", o famoso quadro inteligente. Para não ficar que nem o vídeo, a instituição pagou um curso para todos os professores para aprender a manusear com exito o quadro.
    Sem dúvidas que as aulas cresceram bastante e ficaram mais dinâmicas, contudo ainda tinham professores (os mais antigos), que não aderiram muito a idéia do uso do quadro.
    Enfim, o que ocorre é que a tecnologia está aí para ser usada, os professores tem de estar atentos a todo esse movimento e procurar sempre melhorar suas aulas, algo que te traga menos esforço e uma melhor compreensão dos alunos.
    O que faz um professor mudar de metodologia para mim, antes de qualquer coisa é ele realmente querer se aderir aos artifícios da tecnologia.

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  5. O professor Rodnei Almeida propôs que suas atividades dessa turma fossem entregues pelo blog, cujo objetivo e a interação no campo das idéias entre os discentes no qual poderão comentar e expressar opiniões sobre a temática.
    Depois da aula pensei como iria usar esse programa no qual não tinha conhecimento, sabia que existia através do mini-curso da semana de Química da Uneb de TIC´s em 2009. Eu percebi que estava desatualizada novamente. Então pesquisei no site do Google um manual de como utilizar o blog, encontrando no site: http://www.scribd.com/doc/2214260/Blog-na-educacao, explicando passo a passo de como criar, manusear e texto de como esse programa vem funcionando em sala de aula. Sendo esse bastante aproveitado no ambiente escolar como ferramenta construtivista de aprendizagem, como tinha indicado o professor.
    Sobre o vídeo “Tecnologia ou metodologia?”, com o roteirista José Cubero Allende da Universidade de Presidente Antonio Carlos – UNIPAC, sobre a problemática que a professora de matemática lecionando a tabuada no quadro de giz, no qual usou metodologia tradicional da forma decorativa e cansativa, podendo desestimula o estudante ocasionando a evasão escolar como ocorrer nos dias atuais. Quando o diretor da escola informou na turma que tinha um novo projeto de transformação com implantação de novos equipamentos eletrônicos com objetivo de transforma a escola em moderna, na outra semana a professora utilizava os novos recursos, mas continuava com a mesma metodologia de ensino
    Não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino.
    (Paulo Freire)
    Essa professora no instante que começou a usar o computador na sala de aula foi observada a continuação dos métodos arcaicos. Na realidade faltou à capacitação dessa docente para as novas tecnologias que foram aplicadas na escola, também a modificação da metodologia de ensino, no qual ela tinha que trazer situações do cotidiano desses estudantes, por exemplo: mostrar quando eles compram alguma mercadoria à forma de dar e receber o troco, associando isso com a tabuada seria mais interessante. Houve no caso dela a falta de querer se atualizar e inovar as práticas pedagógicas.
    Em minha opinião ela estava tratando os estudantes como seres iguais, desprezando a singularidade de cada indivíduo. Como diz Paulo Freire no livro Professor sim, tia não. Cartas a quem ousa ensinar. “Passo a me centrar a análise das relações entre educadora e educandos. Elas incluem a questão do ensino, da aprendizagem, do processo de conhecer ensinar aprender, da autoridade, da liberdade, da leitura, da escrita, das virtudes da educadora, da identidade cultural dos educandos e do respeito devido a ela. Todas essas questões se acham envolvidas nas relações educadora-educandos.”
    Os comentários de Luana e Leandro Nunes são importantes, pois a tecnologia deve esta associada com a metodologia de ensino, cabe ao docente incorporar ambas ao seu trabalho desenvolvido no ambiente escolar. No caso da Uneb alguns professores precisariam rever seus conceitos sobre a prática de ensino, trazendo para a sala de aula tecnologia e metodologia dando sentido aos conteúdos transmitidos na educação, isso depende da relação conjunta aluno e professor.
    Eu indico a turma à leitura dos textos: As tecnologias interativas no ensino de Vitor F. Ferreira da revista Química Nova 21/6/1988 e as Novas tecnologias de ensino e aprendizagem: a internet, tecnologia e os ambientes virtuais de Daniela Castilho do site www.oolhodahistoria.ufba.br, edição 8. Também os livros: Paulo Freire Pedagogia da Autonomia e Professor sim, tia não e Pedagogia da Autonomia. Será de grande importância para o embasamento dessa temática.

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  7. O vídeo começa trazendo a seguinte pergunta “tecnologia ou metodologia?”
    O ideal seria que ambos caminhassem lado a lado pois seria de extrema importância na busca pela melhor qualidade no ensino. O vídeo mostra que não adianta ter recursos tecnológicos se não houver metologia de trabalho e um projeto pedagógico.
    Para mim a grande dificuldade em tornar a tecnologia uma ferramenta educacional existe devido a fatores, os quais dependem não só do educador mais também da instituição de ensino. Primeiramente o educador deverá procurar conhecer os recursos da tecnologia para que, daí então possa traçar um metodologia, buscando uma melhoria no ensino.
    É preciso também que haja uma orientação do corpo docente para que os mesmos possam então buscar nos recursos da tecnologia uma maneira de proporcionar aos estudantes uma educação de qualidade.
    Mas para isso é necessário que o educador queira aprender tais recursos, o que geralmente não acontece. Eu acredito que, o que faz o professor mudar de metodologia é o mesmo entender que precisa melhorar seu método de ensino, e para constatar isso eu defendo que os professores deveriam ser avaliados constantemente. Na UNEB por exemplo, alguns professores no término do semestre pedem para os alunos fazerem uma avaliação da metodologia utilizada, apontando quais as dificuldades foram encontradas e o que poderia melhorar para os próximos semestres, mas apesar disso o que se ver é repetirem nos semestres seguintes as mesmas praticas de ensino, como se o que foi relatados pelos estudantes não servissem de nada.
    Com tudo, eu acredito que a tecnologia pode ser utilizada aliada a uma metologia eficiente, desde que o educador queira aprender a utilizar tais recurso, e entenda que é necessária a mudança de sua pratica pedagógica.

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  8. As ferramentas da tecnologia são inerentes para o desenvolvimento da educação. Estar “conectado” com as novas possibilidades gera praticidade e diversos pontos positivos como a aquisição de técnicas que permitam a difusão do conhecimento. Porém, fundir essas novas possibilidades com as metodologias antigas não traz o novo e sim uma variação mecanizada das práticas de ensino.
    A adaptação as mudanças é necessário a qualquer meio, principalmente no que se refere a revolução da tecnologia por que essa impõe a adaptação. Segundo André M(2004) "Gerir e referir o sentido será o mais importante e o professor precisará aprender a fazê-lo em ambientes reais e virtuais".
    Mas como o professor vai se adaptar a essa nova era? Como inserir na sala de aula essas tecnologias em comunhão com as ferramentas já utilizadas?
    O que se tem certeza é que a metodologia que ainda permanece, decorativa, onde o aluno não se posiciona criticamente, fundamentada em antigos alicerces na qual se baseou por muito tempo a educação, tem que ser restaurada, atualizada.
    Cabe aos estudantes, futuros professores irem de encontro ao avanço. Ele bate na porta.
    Em relação ao questionamento de Leonardo Nunes, acredito que o curso de licenciatura em Química da UNEB acompanha a tecnologia mas a metodologia continua pesada e as vezes até desgastante.
    Sendo assim, acredito na potencialidade das mudanças.

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  9. Muito bem. Boas contribuições, com destaque para a contextualização pessoal de Emanuelle :).
    Entretanto, vamos aprofundar a discussão sobre o tema, respondendo a questao que propus.

    Achei interessante o comentário de Luana e o de Leonardo sobre o nosso curso. Vocês acham que a maioria dos docentes usam novas tecnologias? Qual a metodologia que predomina? Quais as mudanças que são necessárias?

    Por favor avisem aos seus colegas que ainda não fazem parte desse blog, que enviem email para rasquim@gmail.com para que possa convidá-los.

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  10. Ao analisarmos o título "Tecnologia ou Metodologia"sem nos reportarmos ao video propriamente dito,fazemos alusão a aplicações de meios tecnologicos como ferramentas que auxilie o professor na hora de repassar para os alunos determinados assuntos que englobam várias áreas do conhecimento ,seja ela humanas,exatas ou biológica.Dando-lhes para os estudantes uma maior concepção no momento em que começam a construir pensamentos a cerca da visão ampla que foi concedida.
    Para isso,o educador deve de uma forma coerente saber manobrar de maneira segura os equipamentos eletrônicos para que não haja repetições na forma como o educando absorve o conhecimento em uma aula tradicional atraves de giz e lousa.Podendo citar como mostra o video,que mesmo a sala sendo preparada com computadores a professora não soube mudar a metodologia para que os alunos no meio em que agora estao inseridos saibam usufruir do mundo imposto .Mas,ainda assim existe um dilema:Será que a aula de um professor que domina toda forma de tecnologia pode se sobresair de um professor que apenas utiliza lousa e giz?Responder essa pergunta talvez seja quase impossivel.Porem,se um professor tiver uma metodologia diferenciada do modelo tradicional, onde um emitia as informacoes e o outro simplesmente receptava,e saber trazer a atenção do aluno para a sua aula dando enfoco as informacoes da vida cotidiana de cada um ,pode ser muitas vezes melhor do que sentar na cadeira assistindo à um slide sem nenhum tipo de fundamentação.No video,a metodologia proposta pela professora já suprimia a expectativa dos alunos sem antes ter o contato com o computador.
    Enfim,uma aula que utilize a metodologia equilibrada com a tecnologia pode ser maravilhosa desde que o professor esteja preparado para saber manusear balanceadamente.

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  11. No início do filme ouvindo as vozes das crianças repetindo uma taboada, me pareceu que a sala de aula era animada e dinâmica. Mas ao me deparar com elas dentro da sala, pude observar que pareciam apáticas falando a taboada como se fossem robôs e que suas vozes que antes começaram altas, tornaram-se mais baixas e desanimadas com as repetições seguidas. O professor da mesma forma que os alunos também repetiam a taboada apaticamente.
    Com a chegada do diretor informando que chegariam computadores, equipamentos modernos e que haveria mudanças, tive até esperança de que tudo iria ser diferente, mas não foi bem assim, os alunos agora ao invés de olharem para o quadro negro, olhavam cada um para a tela do seu computador, enquanto que a professora usava um Data Show para dar aula e as repetições de taboada continuaram. No fim a professora se colocou num canto da sala e já não falava mais.
    Como podemos utilizar a tecnologia na sala de aula se a não mudamos a metodologia? É preciso haver um preparo dos nossos educadores para que haja uma mudança metodológica. A tecnologia é uma ferramenta que pode ser aliada do professor, desde que seja usada para chamar atenção do aluno para o que está sendo aplicado em sala de aula, para promover desafios e estimular a curiosidade, transformando assim o ambiente escolar aborrecido e monótono em local de aprendizado, diversão e prazer.

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  12. O vídeo apresenta aspectos que nos faz pensar sobre o preparo dos professores ao proporcionar a tecnologia em suas aulas, pois apesar do grande avanço tecnológico e da grande facilidade em manter contato com alguns desses avanços a metodologia de ensino também necessita avançar para que ambos possam se completar em sala de aula.
    O professor que disponibiliza a tecnologia em suas aulas deve estar ciente de que está possibilitando ao aluno um leque muito amplo de informações e, essas informações devem ser monitoradas pelos mestres, pois tantas informações podem às vezes confundir os alunos.
    Imagino que grande parte dos profissionais de ensino tenha dificuldade em adequar a metodologia de ensino ao processo de avanço tecnológico devido a falta de investimento por parte das instituições de ensino, que nem sempre os incentivam com cursos ou palestras. Deve-se ressaltar também que apesar da tendência tecnológica nem todas as escolas tem investimentos necessários para trazer a tecnologia aos alunos o que limita o processo de avanço da metodologia de ensino.

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  13. Acho que a maioria dos docentes aindam utilizam as didáticas tradicionais, com o quadro no centro das atenções. A partir disso não posso concluir que o desempenho da aula ou dos discentes seja comprometido por conta dessa metodologia, afinal existe grandes profissionais por de trás do nosso antigo quadro. Porém, acredito que o que já tá bom pode ser aperfeiçoado e o que tá ruim pode ser melhorado em benefício geral.
    São essas ferramentas da tecnologia que podem levar algo mais pra sala de aula e aumentar contato dos alunos com o mais próximo da realidade.

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  14. o vídeo nos retrata um problema, que vem aumentando cada vez mais, a proporção que o mundo vai se globalizando, que vão surgindo novas tecnologias, menos deixa de se usar de metodologias, para se usar da tecnologias. E percebemos que isso não é o correto a se fazer, pois se existem novas informações a cada momento, não se pode ficar preso a metódos de ensino arcáicos, como mostrado no vídeo. È necessário que haja uma combinação da tecnologia a metodóligia, para que proporcione ao aluno melhores condições de ensino, mas é válido ressaltar que essa combinação tem que partir do professor ou da própria direção da escola, ou seja do corpo docente, e pra isso é necessário um melhor preparo do mesmo, para que haja essa combinação, favorecendo os alunos.

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  15. em relação ao questionamento levantado por luana e leo, e sobre as perguntas do professor, eu acho, que na UNEB, os docentes, pelo menos, a maioria se utliza de metodologias antigas, um grande exemplo é você pegar provas do semestres anteriores tipo provas de 2004 e analisar com as de 2009, verão que seguem o mesmo padrão, e muitas vezes as perguntas são até iguais. Pra citar um exemplo de como se deve utilizar da tecnologia com novo metódos de ensino, queria dizer, que foi uma otima idéia esse blog (sem puxar o saco de ninguem, :D), porque assim está utilizando um meio tecnologico, onde nos jovens estamos sempre sitonizados, sem deixar de se fazer discursoes e trabalhar os assuntos da matéria!

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  16. Marcos Vinicius.

    Bem o tema aboradado no vídeo é bastante interessante, pois trata de duas vertentes que auxiliam no papel ensino apredizagem e na formação de um bom profissional.Porém acredito que uma deve complementar a outra, com isso, me reporto a idéia comentada por Pedro Henrique de que "não adianta ter tecnologias se as metodologias utilizadas ainda são antigas", ou seja na minha visão tem que haver um crescimento simultâneo entre métodos de ensino-aprendizagem e das tecnólogias, portanto mesmo sabendo da importância dos avanços tecnológicos no século XXI, se olharmos com uma visão um pouco negativista para esses avaços, pode-se perceber que nem sempre é proveitoso usar tecnologias como veiculo de crescimento intelectual, trago essa idéia, pois tecnologia sem maturidade, muitas vezes atrapalha o crescimento intelectual do individuo,por se tratar de um conhecimento que muitas vezes já se encontra pronto e que pode ser copiado,ou plagiado impedindo assim a formação de um senso crítico nos alunos.Mas se tratando de construção de aulas mais dinâmicas e ilustrativas, tem seus pontos positivos, pois em áreas como as de ciências, sejam elas biologicas ou exatas que exigem de nós alunos uma grande capacidade de abstração, o que muitas vezes dificulta a compreensão de algumas teorias ou idéias quando não se tem um axulio ilustrativo que nos ajude a abstrair.Nesse ponto trocar desenhos ou ilustrações por animações em 3D ou islides facilitam muito na apredizagem.Sentir muita falta destes métodos no curso de Química da Uneb, nas diciplinas iniciais principalmente Geral 1 e 2, pois os docentes dessas disciplinas não se apropriaram de tecnologias que facilitassem na compressão dos conteúdos, portanto avançado mais no curso pude perceber na disciplina de orgânica 1 que a docente Idália Estevam, tem buscado quebar paradígmas com aulas mais ilustrativas e com animações que ajudam muitas vezes na compreesão dos conteúdos.
    Assim acredito que estamos vivendo um novo tempo onde com certeza para o esino-apredizagem é fundamental acompanhar todas as evoluções trazidas por essa nova era tecnologica, porém é importante criar nos alunos uma certa consciência de que alguns metodos antigos também não devem ser totalmente descartados, e cabe ao docente saber qual a melhor tecnologia que vai ajudar numa melhor compressão, e formação critica dos alunos tendo em mente que para a Educação o importante é que todos apredam e façam desse conhecimento uma ponte para alcançar seus objetivos.

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  17. Felipe Rocha
    Certamente que o professor tem um papel fumdamental no ensino.Onde,pode-se ate mesmo afimar que o profissional de educaçao é o instrumento primcipal para a aprendizagem.Porém no passar dos anos novas ferramentas foram integradas aos metodos de ensino e a tecnologia tem mostrado ser uma importante peça do quebra cabeça que é o ensino

    Contudo,não adianta implantar novas tecnologia se os metodos ainda se matem antiquados.Assim nos futuros professores devemos tomar parte das novas tecnologias, mas em melhorar o ensino e nao manter um modelo deteriorado e desgastado

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  18. Dos professores que tive contato uma parcela bem pequena utilizou de recursos tecnologicos para expor uma metodologia mais atual. Imagino que a grande maioria também esteja de certa forma atrasada quanto o avanço e as facilidades da tecnologia, mas também vejo que além da busca por aprimorar a maneira de dar aula também existe a questão da facilidade em aprender a manipular as novas tecnologias alguns professores mais experientes não cresceram com uma geração que tinha fácil acesso aos grandes avanços que temos hoje o que teoricamente dificulta o processo de introdução tecnológica em suas aulas. É claro que para ser professor é necessário estar sempre antenado nas novidades, independente da experiência que o professsor traga de sala de aula, e ainda mais tratando-se de algo que facilite o entendimento e o interesse do aluno, pois cada vez mais as intituições de ensino procuram profissionais mais capacitados e atualizados que possam explorar o melhor do aluno atráves de um meio tão universal como a tecnologia. Isso tem relação com o que o colega Vinicius expos, as falar sobre os professores que além de manterem a mesma metodologia com várias turmas diferentes permanecem utilizando a mesma prova de 2004 em 2009. Será que de 2004 a 2009 nada mudou e a maneira dos alunos pensarem continuou a mesma? Claro que não! Por mais que o conteúdo permaneça o mesmo, os alunos são outros, o tempo é outro, o que serviu para uma geração muito provavelmente não servirá para outra.

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  19. No livro Superdicas para Ensinar a Aprender,trás como trás como objetivo dicas valiosas de como atuar não só em sala de aula mas em diversas profissões.Abordando a aprendizagem atraves de teorias de educadores como Içami Tiba,Dulce Magalhães ,Walter Luiz Ludwig dentre outros.Porem,o Walter Luiz foi quem fez uma certa ligacao com o tema fazendo uma pergunta:Queremos uma nova educacao ou vamos informatizar a velha?.Nessa contexto ele efativa que a tecnologia na educacao continua travada responsabilizando o professor por esse regresso denominando "sindrome da merenda",conforme mencionado abaixo:
    "Pasmem,ainda há professores que são contra o uso do computador no ensino fundamental e que proibem os proprios filhos de assistir à televisao.A intitulada"sindrome da merenda"sobrevive há mais de duas decadas:"Eu nao vou colocar computador na minha escola porque nós nao temos dinheiro nem para a merenda .Está faltando giz,e querem implantar esse'negocio' de informatica"....Nos processos Pedagogicos,ele é uma ferramenta eficaz de aprendizagem e só perde para um otimo professor."

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  20. Concordo com a fala de Luana "
    Acho que a maioria dos docentes aindam utilizam as didáticas tradicionais, com o quadro no centro das atenções. A partir disso não posso concluir que o desempenho da aula ou dos discentes seja comprometido por conta dessa metodologia, afinal existe grandes profissionais por de trás do nosso antigo quadro", a maioria dos docentes não utilizam novas tecnologias, como a exemplo de lousas eletrônicas, ou simplesmente slides. Comumente ainda se ver professores usando retroprojetores para dar aula. O uso ou não de tecnologias é uma escolha do professor e a utilização dela ou não, não implica um baixo desempenho da aula. Rodnei, a exemplo, se formou na graduação de forma tradicional, mas isso Não diz que ele vai ser um bom profissional ou não. Os professores não são obrigados a aderir as novas tecnologias. Se esta dando certo as aulas, para quê mudar? so porque Kátia AMorin não usa computador ou alguma tecnologia não quer dizer que ela ensina mal calculo, isso também implica a falta de ferramentas para o ensino da matematica. O word nem broficce tem uma ferramenta facil para poder realizar calculo de limites, integrais de forma que possa ser usado perante a aula. Nem sempre a metodologia esta no ponto crucial da tecnologia.
    AS mudanças necessárias para implantação de tecnologias é a busca do profissional de educação para o uso de tecnologias e tecnologias mais acessiveis, principalmente para os profissionais da área de exatas.
    concluindo, como dito no primeiro comentário, existe inumeras tecnologias, mas o mais importante é sabe usa-las ( manipular, saber exatidão dos resultados de sua aplicação). Como por exemplo uma aula de rodnei que ele trouxe uma balança analitica para realizar um trabalho, mas por problemas estruturais, quase não pode realizar a experimentação. Ficar dependente da tecnologia para o ensino pode causar problemas sérios no ensino, professor "slide" esta se tornando padrão, ai falta energia ou da problema no pc, vai ficar desorientado.

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  21. Uso de uma lousa eletrónica em um colégio que estudei http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=1866029814139068266
    A lousa mostra todo corpo humano, circulação do sangue, ar, sinopse, fecundação. Fica muito melhor o entendimento do corpo humano.
    Na época, ainda não existia para aula de química, talvez hoje ja tenha. Um professor muito bom de matematica foi dar aula usando a lousa, ele não conseguiu manipular direito, não conseguiu dar o assunto do dia, Preferil manter o metodo tradicional do que continuar dando aula em lousa ( obs, o colégio não deu curso de aplicação de lousa, quem ajudava a manipular era um coordenador que por sinal ta fazendo mestrado na uneb em relação a uso de tecnologias e jogos no papel pedagógico).

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